SOBRE A MICHELIN

História da empresa, sua atuação no Brasil e no mundo

Fundada em 1889 pelos irmãos Édouard e André Michelin, a empresa tem 68 unidades de produção em 17 países que produzem 178 milhões de pneus por ano e está comercialmente presente em mais de 170 países do mundo com uma participação no mercado mundial de cerca de 14%. O Boneco Michelin - Bibendum é seu mascote desde 1898.

Até maio de 2006 era dirigida por um herdeiro da família, Édouard Michelin, que morreu afogado em um naufrágio durante uma pescaria nas proximidades da ilha de Sein.

Em 2008 começou a fornecer pneus à recém-criada Superleague Formula, entrando como fornecedora exclusiva.

Em setembro de 2014, a Michelin comprou a Sascar, empresa brasileira de gestão de frotas e rastreamento de carga.

MICHELIN

NO BRASIL

A América do Sul é uma das zonas prioritárias na estratégia mundial da Michelin. O Grupo já está presente na região há mais de 30 anos, no mercado de pneus radiais para caminhões e ônibus. Somos também o número 1 no mercado de pneus para equipamentos usados em grandes minas e em terraplenagem. Com esta expansão estamos entrando com toda força no mercado de pneus de passeio e caminhonete, com a firme determinação de sermos líderes nesse mercado. Essa nova linha de produção é essencial para o Grupo Michelin, pois nos permitirá atingir o nosso objetivo comercial na América do Sul: dobrar a nossa participação de mercado nos próximos cinco anos,” afirma Jean-Dominique Senard, presidente mundial do Grupo Michelin.

Esta nova linha produzirá a gama de pneus MICHELIN Energy XM2, que já cobre 96% do parque automotivo da América do Sul, oferecendo desempenhos muito superiores aos da concorrência (1), sobretudo em termos de segurança, durabilidade e economia de combustível. “Para isso, nossa fábrica será equipada com as mais modernas tecnologias e equipamentos do Grupo Michelin e onde trabalharão funcionários formados por nós no Brasil e em outras unidades da Michelin no mundo. A produção já começou e os consumidores brasileiros poderão, em breve, comprar pneus da marca MICHELIN, fabricados com a melhor tecnologia do mundo e, com muito orgulho, Made in Brazil,” afirma Cesar Moñux, diretor da fábrica de pneus de passeio de Itatiaia.

Paralelamente a este novo investimento industrial e a fim de responder, sempre e cada vez melhor, à demanda de seus clientes, a Michelin está acelerando a expansão de sua rede de distribuição. “O mercado de pneus de passeio chegou, hoje, a um bom nível de amadurecimento no Brasil. As classes B e C se desenvolveram muito nesses últimos anos e estão cada vez mais exigentes no que se refere à qualidade e ao desempenho dos pneus que buscam e compram. O poder de compra também aumentou, o que lhes permite agora comprar os melhores pneus do mercado. E é isso que nós vamos oferecer com os nossos pneus MICHELIN, fabricados no Brasil”, afirma Jean-Philippe Ollier, presidente da Michelin América do Sul.

Esse novo investimento de 300 milhões de euros no Brasil faz parte do montante de um bilhão de euros investidos pela Michelin, de 2006 a 2012, para aumentar sua capacidade de produção em pneus de carga e na fabricação de pneus para minas e terraplenagem, ambas na unidade de produção localizada no bairro de Campo Grande, no Rio de Janeiro. “No segmento de pneus de carga e no segmento para veículos usados em minas e terraplenagem, portos etc, somos o Número 1 do mercado e continuamos a investir maciçamente para consolidar nossa posição de líder e contribuir para o desenvolvimento do Brasil. Nosso objetivo no País e em toda a América do Sul é conquistar participação de mercado, oferecendo a nossos clientes mais segurança, mais desempenho e mais rentabilidade, graças a uma oferta de pneus e serviços de alto nível e perene”, completa Jean-Philippe Ollier.

A Michelin emprega, hoje, mais de 6.000 pessoas na América do Sul, sendo 5.000 no Brasil.

NO MUNDO

UMA MISSÃO PARA UMA MELHOR MOBILIDADE

Desde a sua fundação, a Empresa tem como missão contribuir para o progresso da mobilidade de bens e pessoas, e para além disto, para a evolução da sociedade. O nosso objectivo mais amplo é satisfazer a necessidade humana fundamental de socializar-se, intercambiar e descobrir.

A Michelin compromete-se a desenvolver a sua actividade de uma forma responsável. Isto inclui aportar soluções cada vez mais eficientes para satisfazer as expectativas e aspirações dos clientes e accionistas. Isso significa respeitar o meio ambiente e, ao mesmo tempo, assegurar a viabilidade económica da Empresa. Cada decisão e acção levada a cabo pela Michelin é baseada em cinco valores fundamentais:

Respeito pelo Clientes
Respeito pelas Pessoas
Respeito pelos Accionistas
Respeito pelo Meio Ambiente
Respeito pelos Factos

A missão da Michelin é melhorar a mobilidade mediante a colocação em prática dos seus valores fundamentais de respeito pelos clientes, respeito pelas pessoas, respeito pelos accionistas, respeito pelo meio ambiente e respeito pelos factos.

A Michelin ocupa uma posição de vanguarda em cada um dos mercados do pneu*, assim como, nos serviços relacionados com as viagens. Ao aproveitar a sua liderança tecnológica, capacidade de invovação, produtos de alta qualidade mais serviços e marcas de grande alcance. A Michelin é capaz de seguir uma estratégia de expansão global e melhorar a eficiência em todos os aspectos da sua actividade.
Alguns dados relevantes sobre a Michelin:

109.193 empregados (102.692 a tempo inteiro) .
Mais de 150 milhões de pneus e 10 milhões de mapas e guias produzidos em 2009
Vendas líquidas: 14.800 milhões de Euros
Mercado de pneus de Turismo e Comerciais: 80% de pneus vendidos no mercado de substituição
Mercado pneus Camião: 80% de pneus vendidos no mercado de substituição (pneus radiais)
72 áreas de produção em 19 países
Presença comercial em mais de 170 países

A missão da Michelin, líder mundial da indústria de pneus, é contribuir de maneira sustentável para a mobilidade das pessoas e dos bens. Dessa maneira, o Grupo fabrica e comercializa pneus para todo tipo de veículo, incluindo aviões, automóveis, motocicletas, mineração e terraplenagem, caminhões e até mesmo para os ônibus espaciais da NASA. A Michelin também presta serviços digitais de ajuda à mobilidade (ViaMichelin.com) e publica guias turísticos, guias de viagem, guias de hotelaria e de alimentação, mapas e atlas rodoviários. O Grupo, cuja sede é localizada em Clermont-Ferrand (França), está presente em 170 países, emprega 115 mil pessoas no mundo inteiro e possui 69 unidades industriais implantadas em 18 países. 

COMPETIÇÃO

Michelin de volta ao Moto GP

O MotoGP é o campeonato de motociclismo mais importante do mundo e o mais antigo Campeonato Mundial de motorsport. Com 62 anos de história, tem uma temporada de nove meses e 18 rodadas, passando por 13 países diferentes em 4 continentes.

O ano de 2016 marcou o retorno da Michelin a essa competição, para onde levamos toda a nossa expertise, traduzida em mais de 360 vitórias e 26 títulos mundiais de pilotos em 35 anos de competição.

Através do “Michelin Total Performance”, conceito que guia a empresa na fabricação de seus produtos, temos o compromisso de proporcionar os melhores tempos no circuito, com o mais alto nível de durabilidade e com a garantia de segurança para os pilotos. Como resultado, a superioridade de performances dos pneus MICHELIN é comprovada a cada corrida.

Das pistas para as ruas… Dos pneus slicks à tecnologia duplo-composto e pneus radias, a Michelin tem sido pioneira em inúmeras evoluções tecnológicas por meio das competições de motociclismo, que são como laboratórios para a empresa, já que as mais modernas tecnologias são submetidas a condições extremas para serem transferidas para uso comercial, garantindo a todos os nossos clientes mais segurança, mais durabilidade e mais prazer em dirigir. 

SELEÇÃO BARATA PNEUS

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber  informações atualizadas sobre os lançamentos das marcas disponíveis aqui
na Barata Pneus.

ASSINAR

Assine nossa newsletter e acompanhe nosso canal no youtube e também no Facebook e tenha acesso às novidades e lançamentos.

LOJA CURITIBA

(41) 3014-9496 

R. Major Heitor Guimarães, 1413
Bairro Campina do Siqueira
CEP 8740-340
Curitiba - PR

LOJA SÃO PAULO

(11) 2362-2390

Av. Professor Francisco Morato, 1070
Loja 04 (dentro do ponto BR)
Morumbi - CEP 05512-100
São Paulo - SP

Venha em uma de nossas lojas em CURITIBA ou SÃO PAULO
e conheça nosso atendimento.